Belém entre as piores no ranking do saneamento
Sexta-Feira, 17/08/2012, 15:31:44 - Atualizado em 17/08/2012, 16:26:50
Belém está entre as piores grandes cidades no quesito saneamento básico. Os dados foram equiparados em um ranking sobre os dados de saneamento básico das cem maiores cidades brasileiras. Belém ocupa a 95ª posição do ranking.
A região norte, em geral, tem péssima colocação, sendo que as cinco capitais com pior desempenho estão situadas na região (Boa Vista, Rio Branco, Belém, Porto Velho e Macapá). Entre as dez últimas colocadas, seis cidades são da região norte, e três delas estão no Pará: Belém, Santarém e Ananindeua.
No ranking, os melhores resultados ficaram com cidades fora das capitais. Nas dez primeiras posições estão cidades do litoral e do interior de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A capital com melhor desempenho é Brasília (DF) e a de pior desempenho é Macapá.
Os dados que compõem o ranking fazem parte de um levantamento feito pela organização Instituto Trata Brasil, em parceria com a consultoria especializada em saneamento básico, a OG Associados. O estudo foi divulgado nesta sexta-feira (17) e teve como base informações coletadas em 2010, do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico, publicado pelo Ministério das Cidades.
Entre os critérios para a classificação das cidades estão os investimentos feitos durante o período, o atendimento total de água, a receita do município, as ligações faltantes para a universalização e a quantidade de novas ligações de água, além da perda de água, entre vazamentos, desperdício, roubos ou ligações irregulares.
O parâmetro de universalização considerado pela pesquisa é de 95% dos lares atendidos, sendo que a maior parte dos municípios está longe de atingir a meta
fonte: (DOL)
Nenhum comentário:
Postar um comentário