terça-feira, 28 de setembro de 2021
Equipamento produz até 37 L de água potável/dia através da umidade do ar
sexta-feira, 17 de setembro de 2021
Espaço Agrário: Expropriação e Conflitos na Amazônia
terça-feira, 7 de setembro de 2021
Afeganistão em Foco (Profº Valdemiro Gomes)
Localizado no sul da Ásia, a República Islâmica do Afeganistão possui um território de 652.230 km2, quase todo de desertos e montanhas, suas principais cidades são distantes, a infraestrutura de integração por rodovias é precária e inexistem ferrovias; em 2020, contava com uma população de 38.928.341. O PIB em 2019 foi somente de U $17,8 bilhões de dólares, um IDH de apenas 0,511. As tribos Pashtuns foram unificadas no séculos XVIII, mesmo século em que foram invadidas pelos Persas. Principais idiomas: Pachto e Dari. (IBGE, 2021). No mapa a seguir tem-se a organização interna do país.
Mais um caso de fronteiras artificiais que dividem as nações em territórios distintos. Os três principais grupos étnicos que habitam o Afeganistão, geograficamente, também fazem parte de países distintos. Os Pashtuns, no Paquistão, os Tadjiks, no Tadjiquistão, e os Uzbeks, no Uzbequistão. A religião predominante é o islamismo sunita (ARAÚJO, 2021).
Não objetivamos fazer um trabalho jornalístico, informativo, de cobertura do cotidiano. Nossa intenção é mostrar que os acontecimentos não caem de paraquedas e a história não se inicia no aqui e agora. Trata-se de um processo, assim é preciso entender o desencadeamento dos fatos que conduziram aos acontecimentos do mundo contemporâneos. Por isso, temos que recorrer à História. (Acesse ao link para o material completo)