quarta-feira, 25 de agosto de 2021

domingo, 22 de agosto de 2021

Características dos principais biomas terrestres.


             

interação entre os seres vivos e o ambiente físico forma o ecossistem a. Um conjunto de ecossistemas em escala regional constitui o que é denominado de bioma. Bioma pode ser definido, segundo o IBGE, como “um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e qu e podem ser identificados a nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria.” Esse termo provém do grego Bio = vida e Oma = grupo ou massa e foi utilizado pela primeira vez, segundo alguns autores, por Shelford. Para outros, o termo foi criado por Clements.

Os biomas podem ser terrestres ou aquáticos, muitas vezes compostos de vários ecossistemas de estruturas semelhantes. Entre os principais biomas terrestres, destacam-se a floresta úmida ou pluvial, a savana, o deserto, a vegetação mediterrânea, as pradarias, a estepe, a floresta temperada, a taiga e a tundra.

A distribuição da vegetação no globo depende de fatores como solo, clima, altitude e latitude. Neste aspecto, o  clima é um elemento fundamental na distribuição da vegetação pelo planeta, pois atua por meio de elementos como umidade, calor, radiação solar e ventos. Assim, o tipo de clima determina a velocidade de crescimento das plantas, assim como o período de reprodução. Desta forma, a afloração e o amadurecimento dos frutos ocorrem em momentos diferentes em cada região, interferindo, inclusive no ciclo reprodutivo dos animais e insetos polinizadores. Um clima úmido tem a tendência a favorecer o maior desenvolvimento e diversidade de espécies da fauna e flora. Já os climas áridos ou muito frios tornam a adaptação mais difícil e um número de espécies consegue se adaptar. (Acesse ao link para o material completo)

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Espaço Agrário Amazônico: Expropriação e Conflitos


 

Globalização, Sociedade e Meio Ambiente


 O processo de globalização não é um fenômeno recente. No decorrer dos séculos, diferentes povos, grupos étnicos e sociedades entraram em contato. Vale destacar que nem sempre foi um contato harmônico, sem conflitos. Todavia, o convívio entre diferentes povos, aliado aos diferentes meios de comunicação e transporte permitiu o intercâmbio cultural, importante para a formação das mais diferentes sociedades pelo mundo. Vale destacar que a diversidade cultural foi um elemento favorável a expansão e consolidação do capitalismo em escala global. Portanto, o processo de globalização, ora em curso, é resultado da mundialização de diversos momentos da história do homem que resultaram em intercâmbios enriquecedores, mas também conflitantes. (Para continuar lendo, acesse ao link para o material completo ).