quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Hidrosfera: Água potável (doce)


     A água é um dos componentes mais abundantes do planeta, e também, extremamente vitais ao desenvolvimento e manutenção da vida. Entretanto, dependendo do grau de salinidade ou quantidade de sal dissolvida que apresenta, pode-se classificá-la em salgada, salobra e doce. A água salgada é aquela que apresenta alta concentração de sal, principalmente cloreto de sódio, e salinidade igual ou superior a 30%. Representa aproximadamente 97,5% do total. Já a água salobra é aquela possui salinidade entre 0,5% e 30,5%, poderia ser considerado um meio-termo entre a água salgada e a doce.  E por fim, a água doce, que possui salinidade inferior ou igual a 0,5%. É o tipo de água denominada potável.
    Embora a maior parte do planeta seja constituído por água, a chamada hidrosfera, vale destacar que, menos de 3% da água da  Terra encontram-se fora das massas líquidas dos  oceanos e, geralmente, possuem concentrações  bem menores de sais minerais, sendo denominada  como água doce.
    A maior parte da água doce do planeta, entretanto, está contida em geleiras continentais e nas calotas polares, com destaque para a Groenlândia e Antártida, que contêm juntas mais de 99% de todo o volume de gelo do planeta. Somente 0,65% da água do planeta encontra-se sobre os continentes na forma de rios, lagos e água subterrânea. (Acesse ao link para o material completo)

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Características dos principais biomas brasileiros

 

Fonte: https://www.guiaestudo.com.br


   O Brasil é um país predominantemente tropical, apenas a região sul é subtropical. Porém, a grande extensão territorial corrobora para que o clima tropical se manifeste de diferentes características, dependendo da região do país. Desta forma, a heterogeneidade climática é um dos elementos que explicam a diversidade vegetal e de biomas existentes no país. A diversidade vegetal no Brasil é estimada entre 50 a 56 mil espécies, número este que corresponde a 20 % do total de espécies conhecidas no mundo. São espécies divididas nas formações florestais arbóreas e arbustivas e nas formações não-florestais herbáceas. As formações florestais arbóreas correspondem ao bioma amazônico, mata atlântica, mata de araucárias e mata dos cocais. Entre as formações arbustivas destacam-se a caatinga e  o cerrado. Enquanto os campos destacam-se como vegetações herbáceas. Além da diversidade vegetal florestal e não-florestal, ainda merecem destaque o Complexo do Pantanal e a  vegetação litorânea, pois são considerados mosaicos de formações vegetais. (Acesse ao link para o material completo)

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Equipamento produz até 37 L de água potável/dia através da umidade do ar


 O WaterSeer é um equipamento criado para solucionar os problemas com a escassez de água mesmo nos pontos mais extremos e carentes da Terra. Desenvolvido pela empresa norte-americana VICI Labs, em parceria com pesquisadores e estudantes da Universidade de Berkeley, ele promete produzir água limpa, com custo praticamente zero.

O sistema funciona de maneira muito simples. O WaterSeer é formado por um condensador, uma mini turbina eólica, filtros e um reservatório. Durante todo o dia, a turbina eólica gira, fazendo funcionar lâminas internas, que direcionam o ar à câmara de condensação. Como o reservatório é instalado no solo, onde a temperatura é menor, o ar quente que vem de fora se transforma em vapor de água, que fica armazenado no reservatório.

O equipamento possui filtros, que impedem que partículas menores entrem na câmara e contaminem a água. O recurso gerado a partir da umidade do ar permanece armazenado sob o solo, o que faz com que a água seja sempre fresca.



De acordo com os criadores, o WaterSeers pode ser instalado em qualquer local em que seja possível perfurar o solo para a instalação. Isso, aproximaria a produção de água das comunidades, impedindo que mulheres e crianças caminhem por horas em busca de água para satisfazer suas necessidades diárias. Além disso, o sistema oferece recursos de extrema qualidade e que continuam em excelentes condições para o consumo humano por mais de uma semana.

A retirada da água do reservatório também é extremamente simples. O WaterSeers possui uma bomba manual, que puxa a água do “poço”, direto para a torneira. Conforme os testes já realizados, a quantidade de água produzida diariamente varia de acordo com a localização e as condições climática de cada região. No entanto, em situações ideais, ele é capaz de produzir até 37 litros de água potável por dia.

Originalmente publicado em: https://www.cienciarte.com.br/noticia-1484506391-equipamento-produz-ate-37-l-de-agua-potavel-dia-atraves-da-umidade-do-ar
 

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Espaço Agrário: Expropriação e Conflitos na Amazônia

 


    Os conflitos no campo não são recentes, acompanham o processo de ocupação e colonização da região, no entanto a capitalização do campo contribuiu para aumentar a concentração fundiária e os conflitos agrários em todas as regiões brasileiras. A Região Nordeste, região de ocupação mais antiga do país, é também a região historicamente marcada pela violência no campo. A Região Centro-Sul, principalmente a partir da cultura sojeira teve o aumento das tensões e conflitos no campo. A Amazônia, vista como a última fronteira do Brasil, região de “vazio demográfico” que precisava ser ocupada teve através de políticas públicas do governo federal, o incentivo ao aumento migratório para a região, vale destacar que era de interesse do governo federal amenizar os conflitos fundiários nas regiões Nordeste e Sul do Brasil, além disso, garantir mão de obra para os grandes projetos agrominerais implantados na Amazônia. Acompanhe alguns dos personagens envolvidos nos conflitos agrários na Amazônia. (Acesse ao link para o material completo)

terça-feira, 7 de setembro de 2021

Afeganistão em Foco (Profº Valdemiro Gomes)

    Localizado no sul da Ásia, a República Islâmica do Afeganistão possui um território de 652.230 km2, quase todo de desertos e montanhas, suas principais cidades são distantes, a infraestrutura de integração por rodovias é precária e inexistem ferrovias; em 2020, contava com uma população de 38.928.341. O PIB em 2019 foi somente de U $17,8 bilhões de dólares, um IDH de apenas 0,511. As tribos Pashtuns foram unificadas no séculos XVIII, mesmo século em que foram invadidas pelos Persas. Principais idiomas: Pachto e Dari. (IBGE, 2021). No mapa a seguir tem-se a organização interna do país.

Mapa

Descrição gerada automaticamente

Mais um caso de fronteiras artificiais que dividem as nações em territórios distintos. Os três principais grupos étnicos que habitam o Afeganistão, geograficamente, também fazem parte de países distintos. Os Pashtuns, no Paquistão, os Tadjiks, no Tadjiquistão, e os Uzbeks, no Uzbequistão. A religião predominante é o islamismo sunita (ARAÚJO, 2021).  

Não objetivamos fazer um trabalho jornalístico, informativo, de cobertura do cotidiano. Nossa intenção é mostrar que os acontecimentos não caem de paraquedas e a história não se inicia no aqui e agora. Trata-se de um processo, assim é preciso entender o desencadeamento dos fatos que conduziram aos acontecimentos do mundo contemporâneos. Por isso, temos que recorrer à História. (Acesse ao link para o material completo)


quarta-feira, 25 de agosto de 2021

domingo, 22 de agosto de 2021

Características dos principais biomas terrestres.


             

interação entre os seres vivos e o ambiente físico forma o ecossistem a. Um conjunto de ecossistemas em escala regional constitui o que é denominado de bioma. Bioma pode ser definido, segundo o IBGE, como “um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e qu e podem ser identificados a nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria.” Esse termo provém do grego Bio = vida e Oma = grupo ou massa e foi utilizado pela primeira vez, segundo alguns autores, por Shelford. Para outros, o termo foi criado por Clements.

Os biomas podem ser terrestres ou aquáticos, muitas vezes compostos de vários ecossistemas de estruturas semelhantes. Entre os principais biomas terrestres, destacam-se a floresta úmida ou pluvial, a savana, o deserto, a vegetação mediterrânea, as pradarias, a estepe, a floresta temperada, a taiga e a tundra.

A distribuição da vegetação no globo depende de fatores como solo, clima, altitude e latitude. Neste aspecto, o  clima é um elemento fundamental na distribuição da vegetação pelo planeta, pois atua por meio de elementos como umidade, calor, radiação solar e ventos. Assim, o tipo de clima determina a velocidade de crescimento das plantas, assim como o período de reprodução. Desta forma, a afloração e o amadurecimento dos frutos ocorrem em momentos diferentes em cada região, interferindo, inclusive no ciclo reprodutivo dos animais e insetos polinizadores. Um clima úmido tem a tendência a favorecer o maior desenvolvimento e diversidade de espécies da fauna e flora. Já os climas áridos ou muito frios tornam a adaptação mais difícil e um número de espécies consegue se adaptar. (Acesse ao link para o material completo)

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Espaço Agrário Amazônico: Expropriação e Conflitos


 

Globalização, Sociedade e Meio Ambiente


 O processo de globalização não é um fenômeno recente. No decorrer dos séculos, diferentes povos, grupos étnicos e sociedades entraram em contato. Vale destacar que nem sempre foi um contato harmônico, sem conflitos. Todavia, o convívio entre diferentes povos, aliado aos diferentes meios de comunicação e transporte permitiu o intercâmbio cultural, importante para a formação das mais diferentes sociedades pelo mundo. Vale destacar que a diversidade cultural foi um elemento favorável a expansão e consolidação do capitalismo em escala global. Portanto, o processo de globalização, ora em curso, é resultado da mundialização de diversos momentos da história do homem que resultaram em intercâmbios enriquecedores, mas também conflitantes. (Para continuar lendo, acesse ao link para o material completo ).